Da Redação

Um bebê prematuro precisou ser reanimado por equipes do Corpo de Bombeiros após nascer dentro do banheiro de uma residência em Jataí, no sudoeste de Goiás. O recém-nascido chegou a ficar inconsciente logo após o parto, mas voltou a respirar durante o trajeto até o hospital graças às manobras de emergência realizadas pelos socorristas.

O caso aconteceu nesta semana, no Setor Jardim Paraíso. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a gestante entrou em trabalho de parto de forma inesperada enquanto estava no banheiro da casa e deu à luz antes da chegada da equipe de resgate.

Quando os militares chegaram ao local, encontraram o bebê, com cerca de seis meses de gestação, nos braços do pai. A criança não apresentava sinais de reação e ainda permanecia ligada à mãe pelo cordão umbilical. Diante da situação crítica, os bombeiros iniciaram imediatamente os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, optando por manter o recém-nascido conectado ao cordão durante o atendimento inicial.

As manobras continuaram dentro da ambulância durante o deslocamento ao Hospital Estadual de Jataí (HEJ). Já nas proximidades da unidade de saúde, o bebê voltou a respirar espontaneamente e apresentou recuperação dos sinais vitais, aumentando as chances de sobrevivência.

Após receber os primeiros cuidados médicos, mãe e filho foram encaminhados para atendimento especializado. Devido à prematuridade extrema, ambos foram transferidos de aeronave para Goiânia. O recém-nascido permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), onde recebe acompanhamento especializado. Até o momento, não foram divulgadas novas informações sobre o estado de saúde da criança e da mãe.